+55 11 2935-0469 / 4564-2802 / 3645-0428 / 97687-2635 Whatsapp comercial@brokercomex.com.br

Nos últimos anos estão comprovados estatisticamente pela ABRINQ que o mercado de brinquedos segue expandindo, registrando um crescimento de 6,2% comparado ao ano de 2016, atingiu o faturamento de R$ 6.391 bilhões. Nesse cenário estão diagnosticadas duas vertentes, brinquedos nacionais e brinquedos importados, sendo que as primeiras têm aumentado significativamente a participação enquanto a segunda teve uma redução abrupta.

Tal comportamento coloca o mercado nacional no limítrofe da capacidade instalada assim sendo, proporciona oportunidade para o mercado de importados alavancar, pois o consumo de brinquedos no Brasil aumenta a cada ano. Entretanto, independentemente se o brinquedo é nacional ou importado, necessita da Certificação atestando qualidade e segurança que é validada pelo INMETRO.

Como ocorre a Certificação de Brinquedos INMETRO? 

Antes de Importar Brinquedos é preciso saber que existem normas e procedimentos controlados pelo INMETRO para que a empresa e os brinquedos estejam regularizados de acordo com a Portaria atual estabelecida, ambos devem estarem registrados e em conformidades. Vale lembrar que o INMETRO será o responsável pela classificação de brinquedo ou não de acordo com a faixa etária (crianças até 14 anos), obrigando o importador ou fabricante a ter a certificação compulsória para comercialização autorizada no Brasil. 

Para ter a certificação compulsória na importação de brinquedos INMETRO, o importador deverá passar por algumas etapas tais como, ensaios físicos, químicos, mecânicos, quanto a inflamabilidade e também riscos elétricos contidos da Norma NM 300/2002, obtendo assim a Certificação do Inmetro.

Para a certificação de brinquedos três participantes são envolvidos, Fabricante/Importador que tem a responsabilidade de estar regularizado e administrar os produtos que serão certificados, Organismo Certificador de Produto (OCP) que é o responsável pela emissão do selo, e Laboratório de Ensaio que é o responsável em realizar os testes laboratoriais necessários para que o produto possa ser comercializado. 

A Certificação Compulsória pode ocorrer de duas formas:

  • Sistema 5: Certificação pela Auditoria na Fábrica
  • Sistema 7: Certificação por Lote. 

Como participar da fatia do mercado de brinquedos importados?

De acordo com os números estatísticos no que tange ao mercado infantil brasileiro denota-se que mesmo encontra-se em pleno desenvolvimento obtendo um crescimento médio anual em torno de 14%, configurando grande oportunidade para investimento.

Decorrente dessa expansão contínua torna-se gigantesca a disputa por produtos licenciados, fazendo com que o desafio intensifique e exija do Fabricante/Importador uma estratégia minuciosa para o modelo de negócio.

Sendo o modelo de negócio por varejo físico ou on-line (e-commerce) que está num crescente, torna-se indispensável uma estrutura que atenda as particularidades para a permissão de comercialização. Cabe aqui também um bom planejamento tributário levando em consideração que os impostos de importações são muito altos, gestão de custos diretos e indiretos para que não dar impacto nas prateleiras e ter o negócio prejudicado.

A Broker Comex atua de forma eficaz para interligar todos os pontos e torna-los sinérgicos, fazendo com que as áreas de atuação do Comércio Exterior x Negócios estejam em pleno equilíbrio.

Para atender este mercado de desafios com destreza dispomos de uma equipe especializada que poderá coordenar todas as etapas da  Assessoria Importação de brinquedos, desde contatos com fornecedores para desenvolvimento e gestão, orientações quanto ao correto enquadramento das operações, assessoria na classificação fiscal, acompanhamento na Auditoria para Certificação, Assessoria na Certificação Inmetro, Rotulagem dos produtos, Emissão licença de Importação Inmetro,  Desembaraço aduaneiro, Transporte e entrega.

A Norma Mercosul NM300-1 diz que brinquedo é qualquer produto ou material projetado ou claramente destinado, para uso em brincadeiras por crianças menores de 14 anos de idade.

Para preservar a saúde e a segurança das crianças, todo brinquedo comercializado no Brasil deve ser certificado de acordo com a nova portaria nº 563 de 29 de dezembro de 2016 e a ainda em vigor temos a portaria nº 321, de 29 de outubro de 2009, estas portarias servem para produtos nacionais e importados.

Vejam as portarias Inmetro sobre este assunto;

https://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC002456.pdf

https://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001508.pdf

A união da expertise mais a parceria no compartilhamento faz com que os parceiros da Broker Comex se destaquem no mercado de Importação de Brinquedos e alcancem o sucesso nos negócios.

Saiba como sua empresa pode crescer com importação de brinquedos, contate AGORA um consultor da Broker Comex.

Conte Conosco,

Assessoria aduaneira inmetro, assessoria aduaneira importação de brinquedos e importação de material escolar, certificação e registro de brinquedos no inmetro, certificação e registro de material escolar no inmetro, assessoria importação de material escolar, assessoria importação de brinquedos, despachante aduaneiro especializado em importação de brinquedos, despachante aduaneiro especializado em material escolar, registro no inmetro brinquedos, registro no inmetro material escolar, ensaios laboratoriais brinquedos, ensaios laboratoriais material escolar,como importar material escolar, como importar brinquedos,passo a passo importação de brinquedos no inmetro, passo a passo importação de material escolar no inmetro,licença de importação brinquedos inmetro, licença de importação material escolar inmetro, logística internacional brinquedos, logística internacional material escolar, desembaraço de brinquedos, desembaraço de material escolar, desembaraço aduaneiro porto de santos brinquedos, desembaraço aduaneiro porto de santos material escolar, desembaraço aduaneiro aeroporto de guarulhos brinquedos, assessoria especializada importação de brinquedos, assessoria especializada importação de material escolar, etiquetagem e rotulagem brinquedos importados, etiquetagem e rotulagem material escolar importado, assessoria rotulagem brinquedos importados, assessoria rotulagem material escolar importado, assessoria etiquetagem e etiquetas brinquedos importados, assessoria etiquetagem e etiquetas material escolar.