+55 11 2935-0469 / 4564-2802 / 3645-0428 / 97687-2635 Whatsapp comercial@brokercomex.com.br

A Industria Brasileira tem enfrentado um grande desafio para manter a competitividade nos Parques Empresariais/Industriais e estratégias com tomadas de decisões são necessárias para alavancar resultados. A aquisição de inovações tecnológicas torna-se um diferencial para dinamismo e melhorias nos processos produtivos, porém tais equipamentos são importados e fabricados por diversos países demandando uma análise criteriosa e uma boa gestão de comércio exterior para se beneficiar com os incentivos governamentais bem como fazer cumprir o que determina a legislação aduaneira, fiscal e tributária para importação de máquinas e equipamentos.

Decorrente das particularidades que envolvem uma operação de máquinas muitos importadores cometem alguns erros pontuais o que impacta profundamente no resultado por desconsiderarem os passos mais importantes antes de decidir o que, como e quando importar.

Este conteúdo foi elaborado pelo grupo de Consultores da Broker Comex para trazer a você importador informações de grande relevância para realizar a importação com a máxima assertividade e agilidade.

Por se tratar de produtos de características, aplicações, tecnologias de diversas definições cabe ao importador esclarecer os pontos matrizes da operação, consideramos 7 os quais mencionaremos abaixo:

 

  1. Importação de Máquina Nova ou usada?

Um aspecto de grande relevância a ser considerado é se a máquina a ser importada é nova ou usada, pois o DECEX e a Receita Federal tratam de modo diferente as normas regulamentadoras.

Para importar uma máquina usada o importador deve certificar que a mesma não se encontra listada na Portaria e no regulamento aduaneiro, que não possua similaridade produzida no Brasil, que a data do registro da LI tenha idade inferior ao limite de sua vida útil, valor de mercado e produção, atentando ao embarque somente o deferimento do LI pelo DECEX , e por se tratar de um processo burocrático pode levar mais de 50 dias para deferimento ou conclusão, estar ciente que não poderá aplicar o Ex-Tarifário na máquina usada. Abordaremos mais profundamente sobre importação de máquinas usadas em outra publicação.

Relativo a importação de máquinas novas a conciliação das informações técnicas e enquadramento da operação (tratamento administrativo) para que possa ter um bom aproveitamento dos incentivos governamentais bem como mitigar erros e desencontros de informações x físico perante as autoridades aduaneiras o que pode resultar em aplicações de multas e onerar os custos de internação.

 

 

  1. Quais são os países que produzem esta máquina?

Uma assertiva decisão logística impactará significativamente nos custos de Importação de Máquinas. Orienta-se que seja realizado um estudo dos países que fabricam a máquina, pois vários aspectos devem ser considerados, tais como, tempo de trânsito, tecnologia, qualidade, frete internacional, tempo de entrega, forma de pagamento, valores. A Broker Comex dispõe de uma equipe que fará uma análise de comparativo operacional e financeiro ampliando o entendimento dos custos da operação.

 

  1. Existe um Ex-Tarifário Ativo para esta máquina?

 A Câmara de Comércio Exterior (Camex) é a responsável pela inclusão dos Ex-Tarifário, que são regimes especiais que concede a redução do Imposto de Importação para bens de capital (BK) e bens de informática e telecomunicação. É valido um estudo minucioso e preciso para detectar se a máquina a ser importada possui um Ex-Tarifário ativo. Abordaremos amplamente sobre o Ex-Tarifário em outra publicação. Para isso se torna fundamental a contratação de serviços de uma empresa especializada na lida com normas e procedimentos para ter este benefício e a Broker Comex possui um Departamento de Consultoria para levantamento e apontamento do uso ou não do Ex-Tarifário.

 

  1. Cabe a solicitação de um novo Ex-Tarifário para esta máquina?

 Após verificado que não há Ex-Tarifário para a máquina existe a opção de pleitear um para a máquina a ser importada. Como trata-se de um processo complexo é imprescindível a atuação de um Especialista para ter êxito. Qualquer importação de máquina realizada pela Broker Comex passa pelo filtro de análise para apresentar aos parceiros as possibilidades e enquadrá-las de acordo com a necessidade do negócio. Contamos com uma equipe que envolve profissionais aduaneiros e profissionais técnicos, os quais farão toda a análise e procedimentos necessários para obtenção do Ex-Tarifário.

 

  1. O Exportador da máquina possui todas as informações técnicas das máquinas?

 É muito importante uma boa formulação de descrição da máquina a ser importada e é obrigatório que o exportador forneça detalhadamente as informações técnicas funcionais, estruturais e tecnológica, pois o DECEX analisa com muito rigor e um Laudo Técnico é solicitado para complemento e suporte das informações x físico.

 

  1. Existe um Engenheiro ou Responsável Técnico na minha empresa?

Decorrente da complexidade do processo para desembaraço aduaneiro de máquinas importadas é orientado que o importador tenha um apoio de um Engenheiro que será o responsável pelos esclarecimentos, bem como elaboração de Laudo Técnico a ser apresentado. Salientamos que é exigido pelo regime de enquadramento a LI não automática, que obriga o importador (representante) a cumprir todos os procedimentos e encaminhar as documentações exigidas pelo DECEX.

 

  1. Realizei a análise de viabilidade da Importação?

É relevante considerar os aspectos da importação de máquinas se para uso próprio ou revenda, pois são vários fatores que influenciam na viabilidade da operação. A Broker Comex através de seu Departamento de Consultoria, analisa e demonstra a melhor forma de fazer a operação demonstrando os custos de internação x finalidade para a certa tomada de decisão.

Para um atendimento e gestão eficaz na importação de máquinas, a Broker Comex dispõe de uma equipe de profissionais experientes na lida com normas e regulamentos interagindo com uma comunicação clara e pontual junto aos órgãos intervenientes do Comércio Exterior, atuando nos procedimentos regulatórios aduaneiros, tributários, fiscais, logísticos e financeiros, corroborando para o sucesso nos negócios de nossos parceiros.

Para ser atendido por um especialista da Broker Comex, entre em contato conosco!