+55 11 2935-0469 / 4564-2802 / 3645-0428 / 97687-2635 Whatsapp comercial@brokercomex.com.br

O processo de importação e exportação demanda tempo, conhecimento, burocracias e detalhes que podem impedir a tramitação das mercadorias. Para que tudo ocorra como o esperado, existem empresas especializadas no despacho aduaneiro, como é o caso da Broker Comex.

Com nossos serviços, o empresário consegue focar no core business da empresa e delega os procedimentos referentes ao agenciamento de cargas de importação e exportação aos nossos especialistas, que estão sempre atualizados e informados sobre novas regras, leis e taxas.

Entre os serviços oferecidos pela Broker Comex, está a atuação do despachante aduaneiro, figura responsável por assinar documentos para o desembaraço aduaneiro. Vamos falar um pouco mais sobre a atuação dele.

O QUE FAZ UM DESPACHANTE ADUANEIRO?

A Receita Federal classifica o despachante aduaneiro como o profissional que assina e prepara as documentações referentes à importação e exportação, garantindo que as informações exigidas pela Aduana estejam de acordo com os regimes exigidos.

O despachante aduaneiro também estuda o mercado e apresenta ao empresário as principais informações referentes a custos, processos e aplicações para que não haja surpresas durante a tramitação. O profissional ainda auxilia no planejamento operacional e logístico, e faz a intermediação entre importadores e exportadores.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO DESPACHANTE ADUANEIRO PARA IMPORTAR E EXPORTAR?

Fundamental para as atividades de Comércio Exterior, o despachante aduaneiro garante boas oportunidades aos empresários que desejam ingressar no mercado internacional.

O despachante aduaneiro garantirá que as transações de importação e exportação ocorram sem problemas, respeitando as regras e legislações vigentes, principalmente aquelas impostas pela Receita Federal brasileira.

O profissional facilita a liberação das cargas e contribui para a tomada de decisão, mostrando ao empresário o melhor caminho a percorrer, assim como a melhor forma para estabelecer relações internacionais.

CONFIRA ALGUMAS AÇÕES DESEMPENHADAS PELO DESPACHANTE ADUANEIRO:

Formulação e preparação da declaração aduaneira, optando pelo regime aduaneiro correto;

– Emissão de documentos referentes ao despacho aduaneiro;

– Avaliação e negociação de tarifas, além do pagamento desses tributos;

– Responsabilidade sob termos e regras impostas, garantindo a regularização dos processos;

– Acompanhamento de vistorias, quando necessárias.

DIFERENÇA ENTRE DESPACHANTE ADUANEIRO E AGENTE DE CARGAS

Já falamos aqui sobre a figura do agente de cargas para o sucesso do processo de importação e exportação. Agora, vamos abordar a diferença dessa figura para o despachante aduaneiro.

O agente de cargas é responsável pela logística, ou seja, ele oferece soluções aos usuários de transporte internacional de cargas para que suas transações ocorram com facilidade. Além disso, este profissional é responsável por orientar o cliente sobre a melhor forma de importar o produto, seja por meio marítimo, aéreo ou terrestre, e mantém contato com fornecedores para negociar valores de transporte, fretes e formas de pagamento.

Já o despachante aduaneiro, como já abordamos, atua no processo de importação ou exportação de cargas de forma ampla. Ele representa o empresário em todos os processos, não apenas na logística e negociará, juntamente com o agente de cargas, as melhores condições para importação e exportação de mercadorias.

INVISTA EM UM DESPACHANTE ADUANEIRO!

Agora que você já sabe a importância de um despachante aduaneiro para a importação e exportação de seus produtos, entre em contato com a Broker Comex. Aproveite também para compartilhar esse conteúdo com a sua rede de contatos.