+55 11 2935-0469 / 4564-2802 / 3645-0428 / 97687-2635 Whatsapp comercial@brokercomex.com.br

O mercado farmacêutico vem crescendo de forma positiva, nos últimos anos. Dados da Secretaria-Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED), unidade administrativa exercida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), apontam que, em 2019, a venda de medicamentos gerou um faturamento de R$ 85,9 bilhões no Brasil. O número é 7,9% maior se comparado com o mesmo período de 2018. Os dados são 5ª edição do Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico divulgado em julho do ano passado.

Com a pandemia do novo coronavírus, esta indústria viu seu faturamento crescer ainda mais. A saúde ganhou evidência e os investidores do setor passaram a ocupar lugares de destaque frente às exportações e importações de medicamentos.

Vacina contra a Covid-19

A Pfizer, por exemplo, farmacêutica responsável por uma das vacinas anti-covid disponíveis no mercado, deve faturar US$ 20 bilhões apenas este ano. Tudo porque estão sendo estudados comprimidos que farão o papel de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico das pessoas e evitando uma nova contaminação.

Teste rápido contra a Covid-19

Ainda no que diz respeito ao novo coronavírus, a Anvisa deve analisar, nas próximas semanas, o pedido para que o Brasil possa comercializar autotestes rápidos que detectam a Covid-19. Neste caso, as pessoas poderão comprar nas farmácias os testes e realizá-los de forma caseira, assim como já é possível em outros países.

Caso esse pedido seja aprovado, haverá uma grande movimentação no mercado e as empresas exportadoras poderão surfar nesta onda, aumentando seus lucros.

Assessoria aduaneira especializada Anvisa

A comercialização de produtos farmacêuticos deve seguir diversas regras estabelecidas pela Anvisa, principalmente com o objetivo de obter a Licença de Importação de Produtos Anvisa. Ela é a autorização necessária para que o produto passe na alfandega e possa ser negociado no Brasil. Além disso, de tempos em tempos, o órgão publica novas regras que podem gerar altos custos e gastos que não estavam previstos na negociação inicial.

Neste sentido, o apoio de uma assessoria aduaneira especializada em produtos que precisam de anuência da Anvisa é essencial. A Broker Comex possui em média prazo de cinco dias para deferimento da licença de importação, o que traz agilidade e confiabilidade à sua negociação. Nossa consultoria também tem atuação direta em portos, aeroportos e portos secos, garantindo a chegada da mercadoria e a resolução de eventuais problemas com rapidez e eficiência.

Os serviços da Broker Comex para importação e assessoria de produtos anuentes da Anvisa são:

Assessoria para o Preenchimento dos Formulários e Autorizações Necessárias;

Conciliação de Produtos e Certificados (Esterilidade, Compliance, Declaração de Lote, Registro do Produto);

Peticionamento eletrônico Anvisa;

Análise em todos os documentos para deferimento da Licença de Importação Anvisa;

Registro licença de Importação anuência Anvisa no Siscomex;

Conferência e adequação de todos os documentos antes de dar entrada na Anvisa;

Deferimento licença de importação Anvisa Pós-embarque;

Deferimento licença de importação Anvisa Pré-embarque;

Acompanhamento junto a Anvisa e prazos de análise Licenças de importação junto aos postos;

Registro declaração de importação no Siscomex;

Desembaraço aduaneiro importação Anvisa.