+55 11 2935-0469 / 4564-2802 / 3645-0428 / 97687-2635 Whatsapp comercial@brokercomex.com.br

O mercado de energia solar vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Apenas em 2020 e 2021, esse segmento teve alta de 316%, chegando a 5% da capacidade total de energia do país.

Os números mostram que este é o momento de investir em energia solar, seja como consumidor ou como importador de módulos solares fotovoltaicos.

Se você é uma dessas pessoas que tem interesse nesse mercado, continue acompanhando este artigo.

Energia fotovoltaica no Brasil

O ano de 2021 foi histórico para o País, com recordes na geração de energia solar. Foram contabilizados mais de 3,5 GW de potência instalada em fachadas, pequenos terrenos e residências, segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Esse número superou o valor registrado em 2020, de 2,69 GW de potência instalada, e contribuiu para que o setor alcançasse a marca de 8,25 GW de energia solar produzida desde que essa fonte passou a operar no Brasil.

De acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a potência produzida pelos painéis solares já é 70% maior do que a energia produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu, a maior da América Latina.

Tendência da energia solar fotovoltaica para 2022

Para este ano, a previsão é de que os números sejam ainda maiores, uma vez que, só a geração distribuída, que é a energia que sobra dos consumidores, cresceu 230% ao ano no Brasil. Entre as justificativas para a evolução do setor está o aumento na conta de luz e a aprovação do Marco Legal (projeto de lei nº 5.829/2019), que regulamenta a microgeração e minigeração distribuída, ou seja, a Geração Distribuída.

As regras aprovadas trazem segurança jurídica para quem quer investir nos painéis fotovoltaicos e institui normas mais claras e definidas para o setor que deverão ser cumpridas para manter o crescimento.

Um dos pontos mais comemorados é a isenção de encargos até 2045 para quem garantir a instalação de energia solar até 6 de janeiro de 2023. Quem já tem o sistema em funcionamento não sofrerá alterações neste período.

Importação de painéis fotovoltaicos

Com condições climáticas para alavancar ainda mais o uso de painéis solares para geração e energia, o Brasil possui uma capacidade infinita para instalação de sistemas fotovoltaicos.

Como os módulos solares fotovoltaicos são, em sua maioria, importados, quem deseja investir neste mercado deve ter pleno conhecimento de normas e procedimentos do Comércio Exterior para garantir o sucesso almejado.

A Broker Comex possui ampla experiência no processo de nacionalização dos painéis fotovoltaicos e conhecimento para garantir que a importação ocorra sem prejuízos.

Por meio do Programa de Consultoria para Importação de Produtos Solares Fotovoltaicos, a Broker Comex é capaz de apresentar soluções personalizadas e estratégicas para cada modelo de negócio, atuando com os seguintes pilares:

  • PRODUTOS;
  • REGULATÓRIOS (CERTIFICAÇÃO/REGISTROS/MANUTENÇÃO/RENOVAÇÃO);
  • ADUANEIROS;
  • TRIBUTÁRIOS;
  • LOGÍSTICOS;
  • FINANCEIROS;
  • INTERMEDIAÇÃO DE NEGÓCIOS – “BUSINESS BROKERS “.

Você tem interesse em investir nesta área? Entre em contato com a gente e comece hoje mesmo a estruturar a sua empresa para atuar em um dos mercados que mais crescem no País.

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe com sua rede de amigos.