+55 11 2935-0469 / 4564-2802 / 3645-0428 / 97687-2635 Whatsapp comercial@brokercomex.com.br

A exportação nada mais é do que a saída temporária ou definitiva de uma mercadoria, bens ou serviços nacionais para outros países. Isso quer dizer que uma empresa que fabrica ou produz seus próprios produtos pode vendê-los ao mercado exterior e aumentar a escala de produção.

Se você já está com uma empresa estruturada e quer começar a exportar, continue lendo este artigo. Nele, vamos abordar os principais pontos para começar a exportar e obter os resultados que você tanto almeja.

Vamos juntos!

Exportação no Brasil

O Brasil é líder em exportação em diversos segmentos, entre eles estão soja, celulose, milho, café, carne bovina e de frango. Os principais parceiros consumidores desses produtos são China e Estados Unidos, com possiblidades infinitas.

Para exportar no Brasil é preciso conhecimento tanto sobre os incentivos quanto sobre a legislação que instrui sobre normas e procedimentos. Além disso, é válido contar com os serviços de uma assessoria aduaneira para exportação para garantir que o objetivo inicial seja alcançado.

A exportação aumenta a competitividade da empresa, além de trazer mais inovação ao País e produtividade ao setor. Esse processo abre espaço para trocas de experiência e intercâmbio de tecnologias, ou seja, traz muitos benefícios para o Brasil.

Já sabe o que vai exportar?

Conhecer o mercado do produto que será exportado é essencial, principalmente para identificar se a mercadoria está apta para o processo e é bem aceita no país que será enviada.

Neste ponto do planejamento, indicamos que seja feito um estudo bem amplo sobre o produto e sobre o país de destino para que todas as regras sejam cumpridas e respeitadas.

A China, por exemplo, possui diversas particularidades, uma vez que sua cultura é muito diferente da brasileira. Os chineses possuem gostos peculiares que pode ser que não façam sentido ao que você está tentando oferecer.

Contar com a ajuda de quem conhece as necessidades e individualidades do local que você deseja fazer negócio evita prejuízos futuros.

O que é preciso para exportar?

Caso você não tenha um CNPJ (pessoa jurídica), é preciso se registrar na Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior, antigo DECEX. Caso seja PJ, há a necessidade de se registrar na Receita Federal.

Posso começar a exportar agora mesmo?

Se sua empresa já possui capacidade competitiva no mercado, pode-se dizer que ela já está apta para começar a exportar. Contudo, a paciência e o planejamento vão ditar seus resultados. O mercado de exportação traz resultados a médio e longo prazo e você precisa estar preparado para isso, com reserva financeira e disponibilidade de mercadoria, de acordo com a demanda.

Além disso, algumas perguntas essenciais precisam ser respondidas: qual o valor do frete? Quais são as características do concorrente? Como posso me destacar neste mercado? Existem barreiras comerciais?

O despachante aduaneiro exportação pode ser um aliado neste ponto do seu planejamento. Considere consultar um profissional que trabalhe com isso.

Como funciona a logística internacional para exportação?

Com a expansão dos negócios é preciso se preocupar com a logística da empresa. A modalidade de transporte que você usará pode impactar diretamente no seu negócio, por isso, sempre pesquise a melhor forma de enviar o seu produto. As opções são por via marítima, aérea ou terrestre e todas elas possuem regulamentações, exigências e regras diferentes.

Não se esqueça de se atentar à entrega da mercadoria e à embalagem, que deve ser adequada para evitar danos.

Precisa de ajuda para começar a exportar?

A Broker Comex oferece serviços de Assessoria e Consultoria Aduaneira e Logística para as operações de Importação e Exportação de forma personalizada e seguindo o planejamento que você deseja para o seu negócio.

Entre em contato para saber mais sobre nosso trabalho. Teremos o prazer em ajudá-lo com assessoria aduaneira exportação, despachante aduaneiro exportação e logística internacional exportação.