+55 11 2935-0469 / 4564-2802 / 3645-0428 / 97687-2635 Whatsapp comercial@brokercomex.com.br

Ninguém quer ter problemas, como atrasos e novos custos, no processo de desembaraço de mercadorias. Para evitar esse tipo de situação, é essencial ter conhecimento sobre as normas, procedimentos e leis que interferem na importação e exportação de produtos.

Quando há algum atraso na liberação de mercadorias toda a operação de logística é afetada e, com isso, há aumento no custo de armazenagem, novas tarifas a serem pagas, serviços adicionais, como a demurrage, e uma situação delicada junto aos clientes que pode refletir em futuras negociações.

Se você quer saber os principais pontos de atenção para evitar atrasos nos desembaraços aduaneiros continue acompanhando este artigo.

Como agilizar o desembaraço de mercadorias

Como já dissemos anteriormente, o processo para desembaraço aduaneiro precisa estar bem-organizado para ter sucesso e isso inclui registro correto junto aos órgãos anuentes e Receita Federal. Além disso, é preciso garantir que as normas e legislações estejam sendo cumpridas, segundo o segmento de atuação, e que a classificação e nomenclatura das mercadorias estejam classificadas corretamente.

Todo o processo para desembaraço aduaneiro precisa ser planejado para que a carga seja liberada no prazo previsto. Para isso, é extremamente importante contar com a ajuda de sistemas informatizados de gestão que garantirão que a documentação e a negociação ocorram da forma correta, de maneira ágil e organizada.

Com o objetivo de te ajudar a organizar o processo e auxiliar no desembaraço aduaneiro, listamos algumas dicas para evitar que as mercadorias fiquem paradas nas cargas. Confira:

1 – Foco na documentação

Para garantir que todas as etapas serão cumpridas seguindo a legislação, é preciso verificar a documentação exigida em todos os locais pelos quais a mercadoria passará. Neste processo, inclui-se autorização para entrada e saída de países diferentes, comprovantes sanitários, carimbos etc. No Brasil, por exemplo, alguns produtos precisam ter validação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

2 – Classifique corretamente as mercadorias (NCM)

As mercadorias precisam estar enquadradas corretamente na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) para que seja calculada a incidência de impostos e se acordos internacionais e normas administrativas são aplicáveis. Esse processo interfere diretamente no sucesso da importação ou exportação, além de agilizar e facilitar o acesso às informações dos produtos envolvidos na transação.

Caso seja enquadrado de forma errônea, a carga será barrada na alfândega e multas podem ser aplicadas, interferindo diretamente nos custos do processo.

3 – Trabalhe com um bom sistema de gerenciamento de processos

Se você quer ter segurança e uma visão global das negociações, será necessário monitorar os processos, desde o planejamento até a chegada do produto no destino. Neste sentido, investir em um software de gerenciamento de processos é essencial.

Caso não seja você que faça o acompanhamento de todo o processo, o seu parceiro terceirizado precisa estar atualizado e trabalhar com esse tipo de serviço. Essa ferramenta trará eficiência e praticidade ao seu negócio, garantindo a gestão correta dos processos. 

Se não houver uma ferramenta de gestão, os impactos serão claros nos custos e prazos previstos no planejamento.

4 – Trabalhe com um bom despachante aduaneiro

Contar com a experiência e conhecimento de um bom despachante aduaneiro fará toda a diferença nos seus processos de importação e exportação. Se levarmos em conta a legislação brasileira e suas particularidades, esse profissional ou parceiro é ainda mais essencial, porque facilita a escalada do negócio com seu conhecimento.

Neste artigo, abordamos o que levar em consideração ao escolher um despachante aduaneiro para importação e exportação. Vale a pena a leitura

Broker Comex

Com as informações apontadas até aqui, você já pode ter uma ideia de como é importante estar bem assessorado nos processos de importação e exportação.

A Broker Comex possui atuação em diversas áreas do Comércio Exterior e é especialista logística internacional. Entre em contato e conheça nossos serviços!

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais!