+55 11 2935-0469 / 4564-2802 / 3645-0428 / 97687-2635 Whatsapp comercial@brokercomex.com.br

O dia 27 de maio de 2022 foi histórico para o mercado de energia. A data marcou a primeira competição entre energia solar e energia eólica em um leilão para atender a demanda de distribuidoras do mercado regulado.

O resultado comprova o potencial e a abrangência que a energia solar tem conquistado, nos últimos anos.

Neste leilão, foram contratados 947,9 megawatts médios (MW) de 29 usinas, todas com produção por meio de fontes renováveis, o que significa que elas irão contribuir com 948 MW de potência no Sistema Interligado Nacional (SNI).

As empresas vencedoras do leilão (Cemig-MG, Coelba-BA e Light-RJ) comprarão energia de 18 usinas hidrelétricas de menor porte, entre elas estão cinco usinas de energia solar fotovoltaica, quatro de parques eólicos e duas usinas térmicas movidas a biomassa.

A oferta de energia gerada por meio desse leilão iniciará em 1º de janeiro de 2026.

Energia solar traz competitividade ao mercado

A energia solar tem se mostrado cada vez mais competitiva e tem ganhado o mercado mundial. Com participação ativa em diversos leilões, ela tem chamado a atenção e atraído investidores de todo o globo.

Neste artigo, abordamos os principais pontos para entrar neste mercado, que será beneficiado pelo Marco Legal. Entre as novidades, está a isenção de encargos até 2045 para quem garantir a instalação de energia solar até 6 de janeiro de 2023. Quem já tem o sistema em funcionamento não sofrerá alterações neste período.

Como investir em energia solar fotovoltaica?

Como grande parte dos módulos solares são fabricados no exterior, para começar a trabalhar com este produto no Brasil é necessário estar preparado para a importação com planejamento estratégico e eficiente.

A Broker Comex possui ampla expertise na área e já contribuiu com diversos importadores nos processos de importação de módulos solares.

Se você está buscando um parceiro para ingressar neste mercado, está no lugar certo. Entre em contato com nossa equipe.