+55 11 2935-0469 / 4564-2802 / 3645-0428 / 97687-2635 Whatsapp comercial@brokercomex.com.br

O uso de cannabis medicinal vem crescendo em grande escala. Apenas em 2021, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou cerca de 31,4 mil pedidos de importação de produtos à base de cannabis, no Brasil.

Os dados foram quantificados por uma empresa especializada em análise de mercado da planta, a Kaya Mind, que prevê um boom neste segmento. O levantamento aponta que houve uma movimentação de R$ 130 milhões em 2021, no País, considerando apenas o que foi autorizado pela Anvisa.

Venda de produtos à base de cannabis medicinal de importação

O comércio de produtos à base de cannabis medicinal teve alta de 110% em 2021, segundo dados compilados pela Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides. O crescimento, em números absolutos, foi de 21.041 mil novas autorizações para importação destes produtos.

Entre os fatores que contribuíram para o avanço das importações estão investimentos no setor e as autorizações sanitárias, que aumentaram a confiança de médicos e pacientes os produtos à base de cannabis medicinal.

Outro ponto a ser abordado é a evolução regulatória que tornou o processo de importação mais ágil e de forma digital, por meio da RDC 335/2020. Com essa alteração, a renovação da licença precisa ser feita apenas a cada dois anos.

Cerca de 15 produtos já possuem autorização sanitária da Anvisa para serem comercializados nas farmácias brasileiras. Contudo, a grande maioria só deve estar à disposição do consumidor a partir do segundo semestre de 2022 ou ainda em 2023.

Processo para importação de produtos à base de cannabis medicinal

A Broker Comex é especialista em assessoria aduaneira e um dos pontos de atuação se concentram na Licença de Importação e Autorização da Anvisa. Para importar é necessário conhecimento pleno das exigências e procedimentos necessários para a nacionalização de Produtos Anvisa.

Neste sentido, possuímos grande expertise na gestão completa de importação de produtos que necessitam do aval da Anvisa. Nosso prazo para deferimentos de Licença de Importação é de cerca de 5 dias, uma agilidade essencial para o planejamento dos negócios.

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe agora mesmo.